Alta confiabilidade, resposta ultrarrápida e compatibilidade com combustíveis do presente e do futuro.
O sensor de chama VFS-2000 da Fireye é a solução definitiva para monitoramento de chama em turbinas a gás, mesmo nos ambientes mais extremos de temperatura, vibração e pressão.
Tecnologia de ponta em detecção de chama
O VFS-2000 é fruto de décadas de expertise da Fireye em segurança da combustão. Utilizando um sensor de UV em estado sólido com tecnologia de diodo de carboneto de silício, o VFS-2000 é capaz de detectar com precisão chamas oriundas de gás natural, óleo combustível e hidrogênio, além de misturas com hidrogênio – um diferencial estratégico para processos de descarbonização e geração limpa de energia.
Ao contrário dos sensores com tubos ou componentes móveis, o VFS-2000 tem design sólido e completamente selado, sem necessidade de manutenção, ajuste ou calibração, com expectativa de vida útil de até 36.000 horas. Isso garante operação contínua e segura, reduzindo significativamente o risco de falhas e os custos operacionais.
Ideal para turbinas GE e compatível com diversas aplicações
Projetado para substituir sensores tipo tubo e outros modelos legados, o VFS-2000 foi padronizado pela General Electric para uso em suas turbinas (GE PART #304T9240P0001, em especial para Frames 6F, 7F e 9F) e pode ser facilmente adaptado a outros fabricantes. Seu formato compacto e rosca padrão ¾” NPT permite instalação sem interrupções no equipamento, aproveitando os mesmos pontos de acesso da turbina.
Com eletrônica remota protegida em invólucro de aço inoxidável e fibra ótica de quartzo UV totalmente revestido, o VFS-2000 suporta:
- Até 325°C no ponto quente da turbina;
- Pressões de até 27 bar (400 PSI);
- Vibrações conforme IEC 60068-2-64;
- Áreas classificadas (Classe I, Div 2), ATEX/IECEx Ex II 3G Ex ec IIC T3 Gc;
- Certificações Inmetro, UL, CSA, CE, UKCA, ATEX, IECEx e SIL 3.
Sinal confiável em 4-20 mA e manutenção simplificada
A resposta do sensor ocorre em menos de 175 milissegundos e sua saída 4-20mA representa com precisão o brilho da chama. A separação física entre o sensor óptico e a eletrônica evita o uso de sistemas caros de refrigeração por água ou ar, simplificando a instalação e a operação.
O kit é fornecido com janela de safira de alta pressão, união de aço inoxidável e cabos moldados com proteção térmica ou blindagem armada, em versões de 4,5 ou 9m (15 ou 30 pés) de fibra ótica – modelos VFS-2000-K15 e VFS-2000-K30, respectivamente.
Aplicações
Além de turbinas a gás para geração de energia, o VFS-2000 é ideal para:
- Fornos e caldeiras industriais;
- Incineradores;
- Reformadores com queimadores descendentes;
- Processos de metalurgia e craqueamento térmico;
- Plantas de papel e celulose, fertilizantes, petroquímica e refino.
A Vorah é a representante oficial Fireye no Brasil e já fornece soluções para termelétricas, entre outras indústrias.
Para saber mais, visite vorah.com.br/produto/sensor-de-chama-vfs-2000 ou entre em contato conosco: vorah.com.br/contato/